domingo, 21 de julho de 2013

Dor Fantasma

Olá caros leitores,


Depois do meu acidente, comecei uma cansativa busca por informações. Acho que sempre fui um pouco curioso e questionador, mas com o acidente me tornei muito mais sem dúvida, pois nem sempre me conformei ou era o suficiente, somente as informações (como se fosem uma lei) que recebia dos meus médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, que dirá então a opinião dos outros. Então, desde então comecei a recorrer ao recurso de pesquisa que estava mais próximo a mim: a internet.

Por sorte e justamente por ser questionador, que também não engulo tudo que leio na internet (sorte minha), e por falar nisso, quer ver um médico bravo, é ele te dizer uma coisa, e você argumentar: ah, mas eu li na internet... nossa como eles ficam bravos, (risos). Eu entendo e concordo com essa reação deles, mesmo porque temos realmente que tomar muito cuidado com o que lemos e passamos a acreditar, temos que pesquisar, pesquisar e pesquisar muitas fontes, e temos que analisar essas fontes. Não é um "bicho de sete cabeças", nada tão difícil assim, mas devem estar se questionando, onde quero chegar com essa conversa.

É o seguinte, agora na condição de amputado, comecei a pesquisar pela primeira coisa que me causou muitas dúvidas e curiosidades, na verdade assim que acordei da anestesia da cirurgia: a dor fantasma.

Pesquisando, tive várias reações, até mesmo de espanto com um dos tantos artigos que li, esse em especial, se tratava de um trabalho científico de conclusão de pós graduação. Fiquei estarrecido, como a "jumenta" que fez o trabalho, conseguir se graduar, pois tinha cada coisa absurda, que só vendo mesmo, sem contar que havia várias partes repetidas, parágrafos inteiros, copiados e colados, erros de grafia, tenho inclusive certeza que ABNT, essa coitada não tem a menor ideia do que seja. 

Mas enfim, achei muitos sites com artigos sobre "dor fantasma, dor do membro fantasma, membro fantasma, sensação fantasma",alguns com contradições, erros, alguns incompletos, deixando com mais dúvidas.

Bem, como venho repetindo, criei o blog com a intenção de contar minha história, e também poder motivar, ajudar, tirar dúvidas, tipo blog de "utilidade pública" mesmo. Daí como minhas primeiras dúvidas foram em relação as dores fantasma, acredito que muitos tenham as mesmas dúvidas também, resolvi escrever um post sobre esse tema, e foi aí, depois que comecei a pesquisar, que vi o quanto é difícil escrever sobre isso. 

Então resolvi fazer o seguinte, vou escrever as informações básicas sobre dores fantasma, citando as fontes, para que possam checar também e vou por junto alguns endereços de sites que julgo confiáveis, para também poderem ser checados. E vou deixar aberto, para receber qualquer informação que seja interessante para se acrescentada ao post. Leiam, questionem, tirem suas dúvidas e fiquem a vontade para fazer comentários.

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário