quarta-feira, 19 de junho de 2013

Amputação!

Foi um ano, dois meses, dois dias e finalmente minha perna foi AMPUTADA! Pois é, não houve jeito e a amputação foi o melhor caminho, a melhor solução, a melhor opção por uma qualidade de vida melhor. 


Contrariando a relatos e estudos psicológicos, que dizem que leva alguns dias para o amputado se aceitar, assimilar o que de fato aconteceu e que há um tempo de depressão e "luto"; comigo foi diferente, pouco tempo depois que acordei, quis ver e tocar o meu "coto", não me senti nem feliz, nem alegre, mas fui tomado por uma sensação muito boa de alívio, que depois se misturaram com otimismo, muita vontade de lutar e muita fé em Deus. 

Quando eu digo em vontade de lutar, é porque em momento algum tive a mínima ilusão, que tenha seguido por um caminho mais fácil, até porque, não se trata de caminho mais fácil ou mais difícil, aliás, nem de caminho se trata. É algo que tinha que ser, é algo que tinha que acontecer e aconteceu no momento certo, protelei o máximo e levei até onde pude.

Se minha perna tivesse sido amputada no dia do acidente, talvez ficasse a vida inteira me questionando: "Ah, se estivesse em uma cidade melhor ou tivesse caído nas mãos de outro médico, quem sabe teriam salvo minha perna?". Mas optei por um tratamento alternativo, "o fixador Ilizarov", que na maior parte das vezes traz um resultado positivo, mas no meu caso não deu e tenho a consciência tranquila, porque sei que tentei.

Como Dr. Eduardo Tavares, me disse uma vez: "você está fazendo o caminho certo, está tentando, não está pulando nem queimando etapas". E é por isso que eu também não vou dizer: "Ah! se eu soubesse que era assim, ou que ia me sentir assim, teria amputado antes". Isso é bobagem, tudo tem seu tempo, seu momento e era agora. 

Como já havia anteriormente comentado, apesar de não estar mais suportando a situação que vinha levando, a decisão não era só minha. De nada adiantaria eu querer amputar, se o meu médico não concordasse e vice-versa, pois tive que assinar uma autorização, juntamente com a assinatura do médico e de uma testemunha. 

Meu médico, Dr. Claus, sempre, desde o meu primeiro contato com ele, foi absolutamente ético, claro, objetivo, sempre pondo as "cartas na mesa", me dando muitas vezes, opções, caminhos, explicando os prós e contras e foi esta postura que sempre me deixou a vontade, tranquilo e seguro. Por isso, quando tomei a decisão da amputação, soube que era a mais acertada, mas não a mais fácil.

Os dois dias pós-cirúrgicos, foram bastante doloridos; não que seja regra, mas fiquei as primeiras quarenta e oito horas, simplesmente sem sair da cama, a partir do terceiro dia vai melhorando, levantei pela primeira vez, é uma sensação estranha, pois o corpo fica muito mais leve e sem muito equilíbrio, tomei um banho como ha muito tempo não tomava, o curativo foi feito no quarto mesmo pelo Dr. Matheus, foi um dia muito bom. Hoje no quinto dia, estou muito bem, quase sem dor, acordei super disposto, fiz alongamento (sim, alongamento!), fui ao banheiro escovar os dentes, olhei para o espelho e me dei um baita "BOM DIA!" e fui tomar meu café.

Hoje resolvi escrever principalmente para contar minha historia, agora de amputado, mas não só para contar por contar. Quero e vou relatar toda minha trajetória, da amputação, reabilitação, até chegar na protetização que vai ser um longo caminho, disso não tenho dúvidas. Tenho muita fé em Deus, muita vontade, coragem e garra para voltar a andar. Com certeza, nem tudo vai ser um mar de rosas; decepções e frustrações, fazem parte de todo processo, do caminho e ter a consciência disto, já é um bom começo. E quero, não fugindo à minha proposta, ajudar no que estiver ao meu alcance. Nesses quatorze meses que se passaram, encontrei muita ajuda virtual, fiz muitos amigos virtuais, mas encontrei muitas contradições, o que nos deixa um tanto confusos as vezes, algumas pessoas querendo ajudar, acabam atrapalhando. E tem também gente mal intencionada, mas disso especificamente, vou falar no próximo post. 

Só hoje depois de cinco dias, informei ao meu chefe da minha amputação. Precisei mesmo aguardar alguns dias para estar bem fisicamente para ligar e poder transmitir que realmente estou bem. Quero aproveitar para agradecer ao SEMASA, a empresa que tanto gosto e que tenho orgulho de dizer que trabalho. É muita gente para citar, então quero deixar registrado aqui meu mais sincero e profundo agradecimento a todos que desde o inicio me ajudaram, me motivaram, que oraram por mim, me visitaram, e me mandaram mensagens.


Ps.: Temos que combinar um churrasco, heim!

6 comentários:

  1. Arthur eu sei ke ñ é facil cara, mas tipo eu kero ke vc vai se adptano e ver ke isso ñ acontece só com a gente, eu pra vc ve, tenho lesão grave de plexo ou seja braço sem movimento fratura de femur, e uma falha ossea de uns 12 cm na tibia e ñ sei quando vou andar e ke estamos juntos, toda vez ke estivér dificil vc lembra ke tem gente ke esta em um grau de dificuldade bem pinhór e é feliz, pq nós ñ pode ser ou tentar ser feliz também abraçoss mano vc é um guerreiro...


    ResponderExcluir
  2. Caro amigo

    Quem tem chefe é indio rssrsrs, como você mesmo falou precisou aguardar estar bem, para nos dar a notícia da amputação.

    Com certeza senti na sua voz a segurança e esperança de um guerreiro que lutou e fez de tudo para conseguir salvar a perna.

    Impossível não segurar as lagrimas ao se lembrar de tudo que aconteceu desde o início, das nossas visitas a você ainda no começo no hospital em Blumenau, do seu medo de perder a perna e como estava tudo tão confuso,o tempo foi passando idas e vindas, procedimentos ilizarov, câmara hiperbárica tantas expressões que não sabíamos do que se tratava, mas tínhamos esperança de ver sua melhora.

    Ainda dou risada com a Fabiana quando lembramos, que rodamos Curitiba toda e não achamos o hospital Vita rsrsrssrsrs, isso que tinha até gps, aquele dia lamentamos muito por não te ver.Neste período infelizmente aconteceu uma tragédia em nossas vidas, que hoje vejo que não foi nada perto do que aconteceu contigo.

    Porém você sempre esteve em nosso corações (meu, da Fabi e minha família) e sempre soube que de alguma forma você ia ficar bem.

    Quando hoje você falou que estava escrevendo tudo em um blog, relutei em comentar algo, não gosto muito de expor sentimentos em público.

    Mas você é uma pessoa especial e não poderia deixar de escrever o que estamos sentindo....... ESPERANÇA!!!!!!

    Com certeza esta é a palavra, lembro que as coisas que conversamos lá atrás, seus sonhos,idéias, tudo irá se realizar.

    Amigo o seu tempo de dor acabou, aconteceu como tinha que acontecer, sem mais nem menos, teve o tempo de você sentir apoio de todos como você mesmo mencionou, penso que todo apoio, toda visita, toda palavra, independente de quem foi, com certeza valeu, mas você também teve o tempo de estar sozinho de se sentir sozinho, isso te fortaleceu, todos passamos por isso.

    Mas pode ter certeza que nunca deixamos de pensar em ti e te querer ver bem, não posso deixar de lembrar de quando conhecemos sua família no hospital, sua mãe e irmãos, sentimos muito amor nessas pessoas.

    Enfim agora é tempo de esperança, você se recuperar, ir atrás do que é seu, de pesquisar próteses, de estar andando logo, de fazer tudo que tu tiver vontade, um dia te falei que você ia voltar para o Semasa andando, a forma talvez não seja como pensamos, mas com certeza isso vai acontecer...

    O churrasco tá de pé rsrsrsrrss

    Abraço
    Lissandro e familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um que queria me fazer chorar, conseguiu! rsrsrs Amigão, nem tenho palavras pra te agradecer pela mensagem. Muito obrigado mesmo pela força que desde o inicio me deu. Um grande abraço a vc.,família e fiquem com Deus.

      Excluir
  3. Arthur lima cara só posso te desejar muita força ... amigo tenho um a puntação no mesmo jeito que sua na perna esquerda e na altura acima do joelho .... estou começando o processo de protetização em breve voltando a andar o meu foi um acidente de moto um cara alcoolizado entra na contra mão e me acertou em cheio

    faz um 1 e 7 meses já passei por muita coisa mas agente superar ... boa sorte amigo se precisar estou as ordens.. Fernando Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo vai dar certo, meu namorado tem mais idade e esta muito bem agora.
      Tudo de bom para ti.

      Excluir
  4. Gostei muito de ler e aprender um pouco contigo.
    Agora posso entender melhor tudo que esta acontecendo com uma pessoa que eu amo muito.

    ResponderExcluir