domingo, 8 de fevereiro de 2015

Inspiração!

Pois é... acho que sempre vai haver quem diga que é fácil "superar" para quem tem recurso financeiro, mas se procuráramos por aí,  vamos encontrar pessoas com recursos que são amargas, depressivas, sedentárias, infelizes, que tudo que sabem fazer é se revoltar, lamentar e praguejar, e aquelas que com pouquíssimas condições, têm grande prazer e alegria em viver (ainda que com suas limitações), pessoas positivas, determinadas, produtivas, pessoas que vão e fazem, não esperam acontecer. Bem, estou falando de pessoas com algum grau de deficiência física, mas sabemos que tem ainda aquelas ditas "normais" que são um poço de azedume... dessas então, nem vamos comentar. 

Mas afinal, qual dessas duas pessoas você é ou quer ser?

Encontrei um vídeo sobre o acidente do Zanardi no facebook, não sabia nada sobre ele e sua história, então fui pesquisar mais. É um grande exemplo de "superação e motivação".

O corredor italiano Alessandro Leone Zanardi (hoje com 48 anos), sofreu um acidente em 2001 que lhe custou as duas pernas, e por pouco não morreu, graças ao pronto atendimento médico.

No dia do acidente, além das lesões em suas pernas, Zanardi ainda apresentava pequenas fraturas pélvicas e uma concussão cerebral, permaneceu em coma induzido por três dias e fez mais três cirurgias para desbridamento, a limpeza cirúrgica das feridas em suas pernas. 

Zanardi foi bicampeão da Indy, em 1997 e 1998, e também participou de 41 corridas na Fórmula 1 pelas equipes Jordan, Minardi, Lotus e Williams. 

Ele obteve reconhecimento mundial pela sua volta às pistas em carros adaptados pelo WTCC e as duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, no paraciclismo - modalidade onde as bicicletas são movidas pelos braços, ano em que foi um dos “Men of the Year” premiados pelo Top Gear.




quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Prótese Robótica

Avanços em prótese robótica para membros inferiores

Embora tenha havido significativo avanço tecnológico nos últimos anos, a maioria das próteses transfemurais comerciais continuam limitadas a dispositivos energeticamente passivos, ou seja, as articulações da prótese podem apenas armazenar e restituir parte da energia armazenada, mas não podem fornecer potência adicional. A prótese robótica promete mudar essa situação.
Durante a caminhada, as pessoas com amputamento transfemural gastam até 60% mais energia metabólica que indivíduos com membros normais, e exercem até três vezes mais potência e torque no lado afetado em relação a pessoas com membros normais.
Resultados preliminares indicam que uma prótese com joelho e articulações de tornozelo com potência ativa melhora significativamente a mobilidade de amputados transfemurais ao diminuir a disparidade biomecânica entre os amputados transfemurais e as pessoas com membros normais. Além disso, permite novas formas de movimentos, tais como inclinar-se ou subir escadas, não oferecida atualmente por próteses passivas.
O dispositivo visto na imagem é o protótipo mais recente de uma prótese de joelho e tornozelo inteiramente autossustentável e com potência ativa. Seu sistema de controle permite ao usuário executar grande variedade de atividades diárias, tais como: andar em diferentes cadências, andar em terrenos desnivelados, subir e descer encostas e escadas.
Esta tecnologia foi licenciada para Freedom Innovations, que pretende continuar o desenvolvimento desta prótese e trazer uma versão para o mercado comercial em breve.
A prótese está sendo desenvolvida pelo Center for Intelligent Mechatronics, CIM, que é um laboratório da Vanderbilt University voltado a pesquisas em engenharia mecânica.
página com informações sobre a prótese e com o vídeo mostrando o seu funcionamento.

Fonte: Epoch Times